
CREFITO-7
CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 7ª REGIÃO
A Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação da Terapia Ocupacional do CREFITO-7 (CDCETO), representada por Dra. Célia Azevedo e Dra. Ester Pires, participou ontem (16/06), na Câmara dos Deputados, da audiência pública sobre a escassez de cursos de Terapia Ocupacional no Brasil, promovida pelo presidente da Comissão de Legislação Participativa, o Deputado Chico Lopes, por solicitação da Deputada Érika Kokay.
Durante a audiência, Dra. Célia Azevedo expôs toda a luta do CREFITO-7, iniciada em 2004, pela abertura de cursos de graduação em Terapia Ocupacional na Bahia e em Sergipe, tema que tem sido amplamente discutido em reuniões com representantes de instituições públicas de Ensino Superior, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Além disso, o CREFITO-7 apresentou dados importantes da Bahia, como o quantitativo de pessoas com alguma deficiência ou com graves deficiências, o envelhecimento da população e os casos de microcefalia devido ao Zika vírus, destacando o baixo número de terapeutas ocupacionais e a inexistência de cursos de Terapia Ocupacional no estado, apesar da imprescindível atuação desses profissionais no atendimento à população e na formulação de políticas públicas.
Com base nas sugestões enviadas pelos participantes da audiência, a Comissão de Legislação Participativa definiu os seguintes encaminhamentos: solicitação de uma reunião com a ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior); criação de um Grupo de Trabalho para tratar das questões abordadas na audiência; solicitação de uma reunião com o Ministério da Saúde; e envio de sugestão ao Ministério do Planejamento para inclusão do terapeuta ocupacional na gestão de planejamentos.
Para conferir a audiência na íntegra, acesse: https://goo.gl/12ttWk


