
CREFITO-7
CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 7ª REGIÃO
Prova de Especialidades para os inscritos em 2014 será realizada no dia 22 fevereiro
Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista nas áreas de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional será realizado no dia 22 de fevereiro, em todas as capitais
O Instituto Quadrix, empresa contratada pelo COFFITO e pelas associações de especialidades para realizar o Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista nas áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, disponibilizou no dia 12 de fevereiro, em sua página eletrônica, acesso aos locais e horários de aplicação da prova: basta clicar aqui e preencher os dados solicitados. Para aqueles que não atualizaram o cadastro, o Instituto informa que foi realizado um pré-cadastro, sendo assim, na hora da consulta, é necessário seguir instruções para recuperação de senha.
A prova será realizada no dia 22 de fevereiro, em todas as capitais, a partir das 14h (horário de Brasília), devendo ser levado em consideração o horário de verão. Os portões serão abertos às 13h e o término do certame se dará às 18h. Clique aqui e leia as normas para o dia de aplicação do exame.
Neste exame estão contempladas as especialidades de Fisioterapia Dermatofuncional; Fisioterapia do Trabalho; Fisioterapia em Osteopatia; Fisioterapia em Quiropraxia; Fisioterapia em Terapia Intensiva; Fisioterapia Esportiva; Fisioterapia na Saúde da Mulher; Fisioterapia Neurofuncional; Fisioterapia em Oncologia; Fisioterapia Respiratória; Fisioterapia Tráumato-Ortopédica; Terapia Ocupacional em Contextos Sociais; Terapia Ocupacional em Saúde Mental; Terapia Ocupacional em Saúde da Família; e Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares.
Por que ter um título de especialista?
A população brasileira já vem demonstrando interesse no atendimento focado em especialidades, cada vez mais buscando profissionais diferenciados e com conhecimentos específicos em determinadas complexidades. A exigência de atendimento especializado também entrou na pauta do Ministério da Saúde, que, no início deste ano, ofertou residências multiprofissionais para incentivar a ampliação de especialidades no SUS.
Em 2010, a Anvisa publicou a RDC-7, que entrou em vigor em 2013, mudando os critérios e composição de quadro técnico das Unidades de Tratamento Intensivo. Por meio dela, os hospitais são obrigados a oferecer fisioterapeutas especialistas em Fisioterapia em Terapia Intensiva, Respiratória ou área afim, nas UTIs. A Resolução ainda determinou a necessidade de especialistas em UTIs neonatais.
O COFFITO reconhece 14 especialidades para a Fisioterapia e sete para a Terapia Ocupacional. Ao se formar, o profissional gradua-se como um generalista e com o tempo pode desenvolver aptidão por uma determinada especialidade, realizando cursos de extensão, pós-graduações e residências. Esse conhecimento específico, adquirido pelo profissional ao longo da carreira, pode ser utilizado para a conquista do título de especialista. Para isso, basta participar do Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista e ser aprovado.
As especializações e os títulos de especialista também podem ser considerados diferenciais no mercado de trabalho, uma vez que, no Brasil, o nível de escolaridade está em crescimento.
Clique aqui e veja vídeos sobre as especialidades.
Preste atenção:
Este exame contempla apenas os profissionais inscritos em 2014, afinal, cabe ressaltar que a rescisão do contrato com a Noroeste Concursos ocorreu após a homologação das inscrições, portanto o ato administrativo em questão (homologação das inscrições) encontra-se perfeito e juridicamente acabado.
Não serão abertas novas inscrições para este exame. Os demais profissionais interessados em realizar a prova de títulos deverão aguardar abertura de um novo certame.