
CREFITO-7
CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 7ª REGIÃO
Confira a nota de esclarecimento emitida pelo CREFITO-7 a respeito da matéria veiculada no Jornal da Manhã, no dia 20 de janeiro de 2017, sobre Terapia Ocupacional!
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região (CREFITO-7), autarquia que exerce controle fiscalizatório, ético, científico e social sobre as profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional no âmbito dos estados da Bahia e de Sergipe, vem, por meio desta nota, prestar esclarecimentos sobre a matéria veiculada no dia 20 de janeiro de 2017, no Jornal da Manhã, da Rede Bahia de Televisão, intitulada: Terapia ocupacional: hospital estimula jovem a criar blog como parte de tratamento.
Inicialmente, esclareceremos que a Terapia Ocupacional, ciência que estuda a ocupação humana e que compreende a centralidade das ocupações na vida dos indivíduos, é uma profissão que atua na saúde, educação e na esfera social, estando prestes a completar 100 anos de legitimação e 48 anos de regulamentação no Brasil.
O terapeuta ocupacional auxilia pessoas e/ou coletividades que apresentem restrições na funcionalidade, participação social e/ou necessidade de ampliação do repertório ocupacional por razões ligadas às problemáticas físicas, sensoriais, cognitivas, emocionais e/ou sociais. Esse profissional dispõe de recursos e tecnologias orientadas para emancipação e autonomia das pessoas, auxiliando-as por meio de atividades a desenvolver habilidades para realizar aquilo que desejam/necessitam fazer.
Em que pese o título da matéria, que faz referência à Terapia Ocupacional, nenhum terapeuta ocupacional foi entrevistado ou mencionado, e as imagens transmitidas, assim como os depoimentos dos profissionais entrevistados (assistente social e médicos), não refletem o que, de fato, se constitui como Terapia Ocupacional e os benefícios para os usuários que dela necessitam.
Entendemos que a apresentação equivocada da Terapia Ocupacional na referida matéria prejudica o entendimento da população, especificamente do público leigo, quanto às atividades desenvolvidas por terapeutas ocupacionais, a importância social e a história de conquistas da profissão ao longo dos anos, o que merece uma retratação por parte desse importante veículo de informação.
Ressaltamos que somente o terapeuta ocupacional, profissional graduado em Instituição de Ensino Superior com curso reconhecido pelo MEC, está habilitado a exercer a Terapia Ocupacional no Brasil. Além disso, este profissional deve estar inscrito no CREFITO-7 (Bahia e Sergipe), ou no CREFITO da região onde atua, conforme determina a Resolução COFFITO nº 425/2013, que estabelece o Código de Ética e Deontologia da profissão.
Assim, o CREFITO-7 coloca-se à disposição para fornecer à equipe de reportagem do Jornal da Manhã e dos demais programas veiculados pela Rede Bahia todas as informações sobre a Terapia Ocupacional e outras que se fizerem necessárias para a produção de uma nova matéria sobre o tema.
Gostaríamos de compartilhar, também, uma cena da novela “Sol Nascente”, veiculada no último dia 25 de janeiro, na qual duas profissionais conversam sobre a Terapia Ocupacional e cujo roteiro teve a supervisão dos terapeutas ocupacionais do Sistema COFFITO/CREFITOs. Segue o link: https://youtu.be/NDWfw9x7Ljc
Por fim, aproveitamos a oportunidade do ocorrido, para sugerir como pautas: a importância da Terapia Ocupacional no tratamento de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus (Microcefalia) e suas famílias; a atuação da Terapia Ocupacional em contextos hospitalares; as diferentes áreas de atuação e suas especialidades; as comemorações pelos 100 anos de profissão, os avanços ao longo do século e os desafios para os próximos anos.